7 Dica de Saúde



Questão de calorias?


  • PÃO INTEGRAL X PÃO FRANCÊS
Mesmo contendo as mesmas calorias, as diferentes composições nutricionais fazem toda a diferença. Quanto mais farinha integral, maior a quantidade de fibras, que exercem um papel fundamental na saciedade, por exemplo.  As fibras por terem uma composição mais complexa, permanecem mais tempo no estomago, para serem metabolizadas, o que proporciona um tempo maior de saciedade. Além disso, as fibras tornam a liberação dos carboidratos mais lenta, não elevando muito a quantidade de açúcar no sangue (glicemia), diferente do pão francês refinado, que promove um aumento significativo de glicemia, o que favorece ao ganho de peso.  As fibras também exercem um efeito muito importante no intestino (servem de substrato energético as bactérias saudáveis), melhorando o transito intestinal e reduzindo o risco de câncer no intestino. Essas bactérias estão relacionadas a produção de serotonina,  o hormônio do bem estar. Vale a pena lembrar que, durante o processo de refinamento, as farinhas perdem muitos minerais e vitaminas. Os pães integrais apresentam vitaminas do complexo B, essenciais para a produção de energia, diferente dos pães refinados.
Observação: os pães integrais podem variar muito no teor de fibras de uma marca para outra.  Quanto mais farinha integral e menos aditivos (adoçantes, corantes, conservantes), maiores os benefícios.

  • PEIXE X CARNE VERMELHA
Em um geral, os peixes contêm maiores quantidades de gorduras classificadas como boas, que exercem um papel muito importante da produção hormonal, por exemplo. Essas gorduras, assim como as fibras atrasam a digestão por serem estruturas complexas e assim favorecem a saciedade e a um menor impacto de açúcar no sangue.  O Omega-3 é uma das gorduras presentes principalmente nos peixes de água salgada, que tem uma ação anti-inflamatória extremamente importante. Se pensarmos que a obesidade é uma doença crônica inflamatória, os alimentos que exercem um efeito anti-inflamatório favorecem a este quadro. Vale a pena lembrar que as carnes vermelhas contêm gordura saturada associada a doenças cardiovasculares e câncer. Segundo o Instituto Nacional de câncer, um pedaço pequeno (65g) por dia já aumenta estes riscos. Isso sem falar nos vários ativos (como hormônios, medicamentos) que são utilizados na prática de criação do gado e de frango, além de do estilo de vida (ração) e modo de abatimento destes animais. Destaco ainda que, muitas das vitaminas e minerais presentes nestes alimentos se perdem na cocção, estes mesmo minerais necessários a digestão proteica.  Essa má digestão pode ocasionar desconforto abdominal, muito sonolência após a refeição, constipação (intestino preso) e flatulências (gases).  Por isso, sempre devem ser acompanhadas de um bom prato de salada.

  • FRUTA X BARRA DE CEREAL
Não há substituição para as frutas. Entre elas a composição já difere muito, tanto em vitaminas, como minerais, carboidratos, fitoquímicos (compostos associados a benefícios a saúde), entre outros. As barrinhas de cereal por sua vez, na grande maioria apresentam poucas quantidades de vitaminas e minerais, maior quantidade de carboidratos, adição de conservantes, corantes, entre outros aditivos químicos associados à intoxicação. Os adoçantes são associados a perda de paladar, aumento da absorção de glicose (açúcar), disfunção na tireoide (como o hipotireoidismo), ou  até mesmo favorecendo ao aumento da pressão arterial (como no caso do ciclamato monossódico). A maioria das barras de cereal ainda podem conter leite ou derivados (associados a aumento da inflamação, por conterem a proteína Beta-lactoglobulina, que esta associada a processos alergênicos), além de chocolate ao leite, glúten, entre outros aditivos químicos.  No caso das barrinhas orgânicas, vale destacar que são boas opções de lanche, porém não substituem as frutas, que são ricas em antioxidantes, favorecem ao controle dos oxidantes (reações aumentadas principalmente no estresse). Na banana, por exemplo, temos o triptofano um importante precursor de serotonina.
O que quero demonstrar com estes exemplos é que a comparação de alimentos de mesma caloria ou mesmo grupo (carboidratos, proteínas, gorduras) não é suficientes para classifica-los como equivalentes, pois terão respostas metabólicas diferentes.  As diferentes respostas metabólicas vão ainda além dos nutrientes, temos que considerar a biodisponibilidade (quantidade do nutriente presente no alimento que será realmente absorvida) e a individualidade bioquímica de cada um, afinal o que é remédio para uns é veneno para outros.
Para maiores informações, consulte e seu nutricionista.



Fonte: por Nutricionista  Daniela Mendes Tobaja - CRN3 27602 - www.anutricionista.com



https://twitter.com/nutricionista
http://www.facebook.com/PortalANutricionista







By Keila - colaboradora do blog

7 comentários:

Liz Albuquerque disse...

às vezes a gente come as coisas sem saber o mal que fazem né...
Passando para desejar uma ótima páscoa para vcs!!
Liz<3
The Red Lil' Shoes Blog
http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

Simples Glamour disse...

Nossa quanta diferença em, eu não sabia de tudo isso!

Beijoos!
http://simplesglamour.blogspot.com

Escolhi Confiar disse...

Ah quanto amor Raíssa!Muitíssimo obrigada pelo
carinho e palavras lá em meu blog.
Que DEUS abençõe você e sua família em dobro!
Muito sucesso,paz,saúde e felicidade pra vocÊs!

Grande beijo

www.mixdanany.com

Roberta disse...

Nossa adorei as dicas, quanta coisa eu não sabia, confesso que sou louca por um pãozinho francês kkkk
beijo grande e feliz páscoa pra vcs \o/

Esmaltônicas disse...

Eu sou uma bela duma sem vergonha... sei o mal que as coisas fazem mas não consigo abandoná-las :h

Feliz Páscoa!
Beijos, Gleice
www.esmaltonicas.com.br

Agulhas Magicas By Andreia Junqueira disse...

Oi Raíssa, vim retribuir a visita e conhecer seu Blog, amei tudo, essas dicas são bem legais.
Já estou te seguindo e obrigada por me seguir.
Tenha uma ótima semana. Te desejo muito sucesso sempre. :g

Art's by Catita disse...

Oi Raíssa, vim conhecer seu blog, retribuindo sua visita e dizer que amei as dicas. Principalmente este post das calorias... A gente tem sempre uma dúvida sobre alguns alimentos mais comuns né!!
Amei seu blog!!
bjokas no ♥

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog!
Deixe seu recadinho, sua opnião, sua sugestão,
vai ser um prazer sua participação por aqui!
Beijinhos :*

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2011 Charming Girl! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger